Home / Artigos / Como a limitação do uso da internet vai afetar a sua vida

Como a limitação do uso da internet vai afetar a sua vida

Provavelmente daremos adeus a internet residencial ilimitada em 2017.

Um dos assuntos mais comentados dos últimos tempos e uma coisa muito desagradável que vai acontecer  provavelmente no início de 2017, a limitação do uso da internet residencial.

Como funciona a internet domiciliar? Você liga em uma operadora e e contrata um plano baseado na velocidade, 1MB, 2MB, 5MB, … , 100MB, etc, por um valor de acordo com tal velocidade. Com isso você usa a sua internet do jeito que achar melhor, seja assistindo suas séries na netflix, ou assistindo vídeos no youtube, utilizando a sua internet por 30 dias ou se você utilizá-la apenas uma vez nesse mesmo período você paga o mesmo valor, ou seja, usando ou não usando essa é a internet que temos hoje e você paga usando ou não.

Essa proposta de limitação de dados da internet residencial irá funcionar semelhante a forma como funciona a internet móvel, mas como funciona a internet Móvel? Você tem a sua operadora onde você tem um valor X de pacote de dados pra usar com seu 3g/4g e depois que esse valor X de pacote de dados é utilizado seu 3g/4g é cortado, onde no caso dependendo da operadora é cobrado um valor adicional para os dados excedentes ou em outros casos a velocidade reduzida.

limitação de internetAgora que sabemos como a internet móvel funciona, vem a questão de que a internet domiciliar vai funcionar assim, isso por que a ANATEL desde 2014 vem com um projeto para que isso aconteça, pois com o modelo atual as operadoras de telefonia não estão tendo mais condições de atender a demanda de distribuição de internet residencial ilimitada.

Isso se deve ao fato de que muitas pessoas passam o dia inteiro utilizando a internet, assistindo vídeos, utilizando serviços de streaming, etc, ou seja muita internet gasta por pessoa e devido a esse mal planejamento, as pessoas nas empresas estão tendo prejuízos ao fornecer a internet dessa forma.

Com isso para utilizar a internet residencial caso essa nova regra seja aprovada, as pessoas deverão contratar um plano com um valor x de pacote de dados, por exemplo você tem um plano com 120GB com 10MB de velocidade, quando você chegar aos 120GB a sua internet pode ter a velocidade reduzida para 1MB ou poderá pagar o que você exceder.

Quais as consequências disso:

  • Redução na audiência no youtube, pois as pessoas selecionarão melhor os conteúdos a serem visualizados e consequentemente canais, sites, páginas pequenas serão diretamente afetados.
  • Com esta limitação de internet você provavelmente deverá dar adeus às jogatinas na steam.
  • Netflix com certeza será outra empresa diretamente afetada com isso.
  • Criadores de conteúdo, blogueiros, youtubers, pessoas que trabalham em Home Office terão grandes problemas para efetuar seus trabalhos.

Bom na minha humilde opinião isso não pode acontecer, pois assim como eu muitas pessoas não abrem mão do seu lazer assistindo a filmes e/ou séries online. De acordo com a coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor Maria Inês, esta mudança é ilegal e não trará benefícios para o usuário.

 

 

Vale a leitura!

Cosplay – Você está fazendo isso certo! #2

Você já ouviu falar em Sosenka? Não? Pois bem, Sosenka é uma artista que faz cosplays ...