Home / HQ's & Livros / Coringa (Joker) – Review

Coringa (Joker) – Review

Coringa (Joker) por Brian Azarello tem como protagonista o Coringa, o maior antagonista do Batman.

Escrita por Brian Azzarello e desenhada por Lee Bermejo, essa história se passa em um universo alternativo, totalmente fora da cronologia oficial da editora.

A história é narrada por Jonny Frost e conta com um Coringa prestes a ser mais uma vez liberado do Asilo Arkham, onde acaba sendo buscado por Frost, que é um ladrão criado especialmente para esta história.

O palhaço do crime por incrível que pareça, acaba se afeiçoando de alguma forma ao bandido e acaba o contratando para ser seu motorista.

A história então é contada por Jonny Frost, que conta as suas impressões a respeito dos métodos e do comportamento do Coringa, participando de encontros com diversos outros vilões de Gotham City. O ponto alto da história é a trilha que o Coringa segue a sua jornada na retomada da cidade.

joker-brian-azzarello

Uma observação muito marcante é sobre a personalidade do Joker, que claramente inspirou na interpretação de Heath Ledger no filme The Dark Knight já que a arte de Lee Bermejo tinha sido publicado no site batman.com em 2006 antes da historia estar finalizada.

A semelhança conceitual entre ambos é extremamente peculiar, um coringa com o cabelo desgrenhado e maquiagem borrada, além das cicatrizes e queloides deformando as laterais da boca. Até o traje dos coringas de Azzarello e Nolan, são bem semelhantes, em tons mais sóbrios de verde lodo e roxo escuro, o que dão uma aparência mais realista ao personagem para os dias de hoje.

Meu nome é Jonny Frost… estou no topo do mundo, olhando pra baixo. Sabe o que eu vejo? Vejo você. Uma doença. Uma que está por aí há mais tempo do que Gotham, a cidade infectada. Uma doença que é mais antiga do que qualquer cidade. Provavelmente é a própria doença que criou a primeira. Sempre vai existir um Coringa. Porque não há cura pra ele. Nenhuma cura… só um Batman. (Coringa, de Brian Azzarello).

coringa-brian-azarello-capa-paniniFicha Técnica

Título: Coringa
Título original: Joker
Roteiro: Brian Azzarello
Arte, cores e capa: Lee Bermejo
Editora: Panini Books
Editora original: DC Comics
Edição: 2009
Ano da obra / Copyright: 2008
Páginas: 132

Vale a leitura!

Thanos-Final-Infinito

Thanos: Final Infinito – HQ chega ainda este mês as Bancas

Chega as bancas este mês o novo lançamento da Panini , Thanos: Final Infinito, que é a ...