Home / HQ's & Livros / Superman Entre a Foice e o Martelo – Review

Superman Entre a Foice e o Martelo – Review

“Como seria se a nave do Superman tivesse caído na União Soviética, ao invés de cair nos Estados Unidos da América?”

Esta é a trama do arco supermanzístico Superman – Red Son, uma história de autoria de Mark Millar publicada em abril de 2003.

Superman entre a Foice e o Martelo chegou em 3 edições, e contra como seria a história do homem de aço se ao invés de sua nave ter caído nos EUA, ela tivesse caído, em território ucraniano, durante a guerra fria. Nesse arco temos um Superman criado e educado no regime comunista de Stálin, o qual ele passa a defender, de todas as maneiras possíveis, os ideais igualitários promovidos pelo Estado Social.

superman-red-son

Tendo o Superman ao seu lado, o regime de Stalin prospera e toma conta de praticamente todo o mundo, sendo os Estados Unidos e o Chile os únicos países do planeta a recusarem o Estado Social e a ajuda de Superman.

A perspectiva colocada sobre o regime e ideais comunistas colocados em prática sob a supervisão do Superman que nesse arco assume um papel de presidente planetário, reduzem a um nível microscópico todos os problemas da humanidade. O que movimenta a trama é o fato de existem pessoas muito poderosas que não vêem a influência alienígena de Superman com bons olhos, e farão de tudo para derrubar o sistema, apesar de ser uma verdadeira utopia para a humanidade.

Mark Millar se supera e personifica de uma manira muito inteligente e visionária todos os ideais da antiga União Soviética em um alienígena semi-deus colocando a doutrina comunista em prática em um âmbito global.

O grande ponto forte de Superman – Entre a Foice e o Martelo, é termos um Superman que não tem sua personalidade alterada, e luta com todas as forças e abdicando inclusive de sua vida pessoal para defender seu ideal e fazer aquilo que ele acha que é certo.

batman-red-sonO Batman está muito diferente do que estamos acostumados, apesar de manter seus ideais, lutando sozinho para combater a tirania imposta pelo regime comunista e temos um perfeito Lex Luthor que enxerga em Superman o único adversário a sua altura, e que ignora todo o mundo ao seu redor para vencer o homem de aço.

Estes são os personagens principais que mantém todas as características particulares que lhes deram vida. O que podemos notar é que apesar de estarem em um universo diferente, todos esses personagens são praticamente os mesmos, porém com motivações diferentes.

Minha opinião sobre essa Hq é uma só, nunca li história tão boa e inteligente quanto essa e posso afirmar que seja você fã da Dc Comics ou da Marvel, Superman: Entre a foice e o martelo é uma leitura obrigatória.

A revista foi publicada no Brasil, em 2006, pela Panini, com o nome “Superman: Entre a foice e o martelo”, com roteiro de Mark Millar e traço de Dave Jhonson, sob o título original “Superman – Red Son”.

Vale a leitura!

capa-thor

Thor: O Deus do Trovão – Os Últimos Dias de Midgard

Thor: O Deus do Trovão – Os Últimos Dias de Midgard é um arco das ...